Paulista Jr.

 

Como estão as vendas do seu negócio? Se você está pensando em como fazer para impulsionar cada vez mais suas vendas, este post é pra você!

 

Impulsionar suas vendas num mercado tão competitivo se torna desafiador a cada dia. Além do mais, em um momento de crise as vendas tendem a diminuir. E, assim, a necessidade de uma estratégia de vendas se torna cada vez mais importante.

No entanto, o problema é muito visível já que o processo de realizar uma venda pode parece muito intuitivo: o cliente chega, é atendido, recebe o produto desejado e efetua a compra (no caso da venda presencial). Porém, não é bem assim, existem muito processos por detrás que precisam ser analisados e muitas outras formas de realizar uma venda.

A metodologia de um departamento de vendas e como ele funciona internamente é muito complexo. Sendo assim, é necessário criar uma rede de diálogo entre os processos para ter sucesso no resultado final.

Conheça seu público-alvo

A primeira dica para fazer impulsionar suas vendas é apostar no seu cliente, esse passo que vai determinar o sucesso do seu negócio. A aproximação com o cliente é de extrema importância para o seu crescimento. Sendo assim, o primeiro passo é saber identificar especificamente quem é seu público-alvo e explorar como você vai utilizar seu produto para solucionar os problemas desse público.

Estude o comportamento de compra do seu cliente

Os hábitos de consumos vivem mudando de tempos em tempos. Assim, o seu cliente não faz mais compras do mesmo modo que fazia à cinco anos atrás. Portanto, pesquise como o seu cliente ideal realiza a suas compras e quais são os hábitos dele. Veja se o seu consumidor prefere realizar compras via internet ou se ele prefere se locomover até a loja.

Percebendo melhor quais são os seus hábitos é possível elaborar uma estratégia de impulsionamento de vendas muito melhor e mais assertiva, além de otimizar seu faturamento.

Sendo assim, verifique as tendências e mudanças da sociedade como todo e do seu consumidor. Além disso, em momentos especiais como datas comemorativas ou crises econômicas saiba adaptar seu produtos e a maneira que você vende para satisfazer seu cliente.

Qualifique e motive sua equipe

Nada mais importante para a realização das suas vendas do que uma equipe qualificada e motivada. Sendo assim, invista em workshops, palestras, webinars e etc para aumentar a capacidade de conhecimento do seu time. Não veja a qualificação de seus funcionários como uma “despesa” veja como um investimento que você fará hoje mas, com certeza verá os frutos no futuro.

Sendo assim, aposte na sua equipe, deixe-os saber o que está acontecendo por trás da empresa, e deixe-os por dentro de todas as estratégias atuais e futuras que você pretende articular. Faça com que seu time se sinta inserido dentro do seu negócio e importante. Isto com certeza os motivará e além de tudo, garantir o crescimento das suas vendas.

Além disso, é muito importante criar metas para aproximar suas equipes de vendas e mantê-las empenhadas visando um objetivo comum.

Se diferencie e esteja por dentro do mercado!

 

O mercado já está saturado de ofertas produtos iguais ou parecidos. Sendo assim, é preciso ter uma visão diferenciada, oferecendo mais potencial para seus clientes.

Entretanto, é preciso ter cuidado! Estude o seu mercado, analise seus concorrentes, saiba o que é oferecido no seu ramo e a partir disso elabore uma estratégia. Saber como agir no mercado é fundamental para o crescimento de um negócio. Atualmente o mercado é cada vez mais competitivo e lançar um produto muito inovador e que esteja fora do seu público-alvo pode ser um pouco desgastante.

Então procure estudar bastante o que mercado oferece e como você pode se adaptar a ele e ao seu consumidor. Dessa forma, sua empresa estará levando o melhor  da inovação que seu negócio pode oferecer.

Procure inovar no sentido de ser o diferencial de seus concorrentes, mudando por exemplo o estilo de apresentação das suas vendas. Mas sempre estabelecendo uma estratégia de vendas de acordo com necessidades do seu público-alvo.

Elabore ações atrativas de marketing

 

estratégia de marketing é responsável por trazer leads a sua empresa e possíveis compradores do seu produto. Portanto, quando o assunto é marketing saiba inovar e atender as expectativas do seu público.

Atualmente há inúmeros modos de divulgação de uma campanha de marketing. As redes sociais surgiram como um meio muito eficiente para divulgação dessas campanhas, além de serem simples e fáceis de acessar. Assim, com o público-alvo bem definido, use e abuse das campanhas de marketing, crie anúncios e propagandas que possam chamar atenção do seu futuro cliente.

Além de tudo, é através do marketing que as pessoas conhecerão sua empresa. Então, crie uma estratégia que procure identificar os valores e propósitos da sua marca. Não se esqueça que é essencial que a sua marca passe uma boa imagem.